fbpx

Por que abrir uma franquia? Saiba as 5 vantagens de ser franqueado!

O assunto franquias ou franchising tem estado em alta e você provavelmente tem ouvido falar nelas por aí já faz algum tempo.

Mas você já sabe bem o que é, como funciona e principalmente por que tanta gente tem aderido ao formato das franquias para ter um negócio próprio?

É sobre isso que eu vou falar nesse post.

Se você tem curiosidade ou interesse em saber mais sobre como ser um franqueado continue lendo esse artigo.

O que é uma Franquia?

O Modelo de negócios franchising vem sendo difundido mundialmente desde os anos de 1850 e 1860. Ele surgiu nos Estados Unidos, por meio da empresa Singer, fabricante de máquinas de costura, que montou um maquinário próprio e começou a “vender” para outras empresas o direito de usar seus produtos e método de produção, ampliando esse ramo de negócios em todo o país à época.

Essa ideia da Singer é a base do negócio que chamamos de franquia.

Trata-se de um modelo de negócio que já começa com mais segurança porque o franqueado tem como base e suporte uma empresa que já é sucesso.

Hoje as franquias estão entre os tipos de negócios que não param de crescer no mercado.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que mesmo em um cenário de crise diante da Pandemia em 2020 a maioria das franquias continuaram e continuam crescendo.

Vale a pena pensar em investimento em franquia em tempos de crise?

Pensar em investimento em plena crise pode ser uma grande sacada. Apesar de ser um clichê dizer isto, a crise é um excelente momento para ampliar as oportunidades.

Quem tem uma visão empreendedora sabe que o Brasil e o mundo sempre passaram por diversas crises. E que foram em muitas delas que surgiram as maiores ideias e inovações que mudaram o mundo.

Falando em cenário de Pandemia, por exemplo, Isaac Newton fez suas mais famosas descobertas durante a quarentena da Peste Negra.

Também foi em cenários de grandes guerras que foram inventadas diversas tecnologias, como o microondas, o GPS e até mesmo a internet.

É mais comum do que se imagina a ampliação da atuação de empresas em períodos de crise que resultam em grandes sucessos.

A verdade é que as crises são períodos importantes para repensar e renovar, o que acaba sendo um “divisor de águas” para todos os setores e negócios.

É nas crises que se criam novos produtos e novos modelos de serviços para atender novas demandas, abrindo novos mercados. É isto que a história tem nos mostrado.

Portanto, depende de cada um fazer da crise um sinônimo de mudança e por meio de mudanças gerar as oportunidades.

É com essa visão que os empreendedores devem seguir nesse tempo de Pandemia, enxergando as oportunidades diante das dificuldades enfrentadas.

As franquias possibilitam você visualizar como o setor daquele nicho tem evoluído de forma muito clara, dando mais segurança ainda aos investimentos em tempos de crise.

Veja como você pode comercializar nossos planos no seu estabelecimento

Entenda como estamos facilitando o mercado de telecomunicações no Brasil

Expectativa do setor de Franquias em 2021

Conhecido por apresentar resultados positivos nos últimos anos, o setor de franquias tem sido uma excelente ideia para quem pensa e investir em negócio próprio com menor risco.

Para se ter uma ideia, no ano de 2019 o faturamento das redes de franquias no Brasil foi de R$ 186.755 bilhões.

Em 2020, quando a crise causada pela Covid-19 chegou e pegou todos de surpresa, as franquias também sofreram um forte impacto inicial. Mas logo conseguiram se adequar ao novo cenário e retomaram o crescimento, ainda que um pouco mais lento do que no ano anterior, mas é dos principais setores que já está em plena recuperação em 2021.

5 vantagens de investir em franquias

Claro que é necessário avaliar os prós e contras de cada franquia para saber se há, de fato, vantagem ou não em iniciar seu negócio nesse formato.

Mas aqui eu vou explicitar pelo menos essas 5 vantagens que é comum a qualquer franquia.

1. Expansão rápida

No sistema de negócios no formato de franquias um dos principais diferenciais é que o investimento maior é feito pelos franqueados de forma individual.

Sendo assim a necessidade de capital da empresa é menor, possibilitando ocupar os espaços mais rapidamente e ampliando as dificuldades para a concorrência.

2. Gestão do negócio por um dono.

Depois que o franqueado entende bem o seu papel na gestão do negócio, geralmente os resultados são maiores do que em unidades próprias que são operadas diretamente pela franqueadora. Isto porque o dono presente tem maior capacidade de envolvimento, engajamento e gerenciamento dos negócios para buscar lucratividade e rentabilidade com um foco mais próximo da realidade local, ampliando cada vez mais o retorno sobre seu investimento.

Veja também:

3. Aspectos legais

O setor de franquias já está bem maduro na economia e conta com um aparato legislativo bem regulamentado que estabelece as responsabilidades das partes de forma muito clara, excluindo qualquer possibilidade de vinculação com direitos trabalhistas e fiscais entre a franqueadora e os franqueados.

Além disso o sistema conta com padrões de controle, formas e procedimentos operacionais, identidade visual, qualidade de produtos, dentre outros fatores que possibilitam ao consumidor a mesma experiência de marca em toda a rede franqueada.

4. Poder de compra

Quanto mais cresce uma rede de franquias mais se amplia o seu poder de negociação através da marca da empresa franqueadora. Por meio de uma rede de fornecedores homologados é possibilitada as economias de escala para a rede de franquias, essas vantagens são compartilhadas pelos franqueados reduzindo o custo e potencializando cada vez mais a lucratividade nos resultados do negócio.

5. Alinhamento do conhecimento

Na rede de franquias desde o início há um treinamento e capacitação que é um dos aspectos fundamentais para um alinhamento no modelo de funcionamento do negócio de forma estruturada em um padrão.

A troca de conhecimento entre os integrantes franqueados amplia o potencial de desenvolvimento dos negócios da marca.

As ideias e práticas bem-sucedidas são adotadas e difundidas de forma consistente gerando mais vantagem competitiva para a rede da marca.

Viu como investir em franquia pode ser um bom negócio até em tempos de crise?

Eu espero ter esclarecido eventuais dúvidas sobre as franquias, o mercado e as expectativas desse setor nesse momento.

Se você tiver interesse em investir pouco e em um modelo de franquia em pleno crescimento no Brasil e no mundo, no setor de tecnologia, nós, da Yes Call, te convidamos para conhecer melhor nosso sistema de franquia.

Eu te garanto, é uma excelente oportunidade para quem quer empreender em franchising, ser um franqueado Yes e ter sucesso nos negócios.

Fale conosco!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir
Usamos cookies para aprimorar sua experiência em nossos sites e para fins de publicidade. Política de Privacidade