fbpx

Como escolher o plano de celular ideal para você e para sua empresa

Escolher um plano de celular pode ser bem mais complicado do que se imagina.

Mas nós vamos te ajudar.

Neste artigo você terá algumas dicas sobre como escolher o melhor plano de celular para você ou para a sua empresa.

 ANALISE SEU PADRÃO DE CONSUMO EM DADOS MÓVEIS

A primeira coisa que você precisa fazer é conhecer o seu padrão de consumo. Para isso você pode separar as 3 últimas contas de celular ou anotar as recargas que realizou nos últimos 3 meses.

Com esses dados você tem a média do seu consumo de internet, ligações e algum outro serviço que utilize.

Uma dica: quando sua franquia estiver acabando antes de completar um mês, o ideal é contratar um plano maior. E o oposto prevalece, caso não esteja utilizando todos os benefícios da sua conta você deve optar por um pacote menor e reduzir o custo do seu plano.

Cuidado com os argumentos comerciais da operadora!

O vendedor sempre vai tentar te convencer a escolher o plano mais caro que ele tem, prometendo inúmeros benefícios que talvez você nem precise. 

Esteja atento para pagar apenas por serviços que sejam realmente da sua necessidade.

Com as últimas contas em mãos, analise que tipo de dados você mais utiliza. Este levantamento é importante, pois algumas operadoras não incluem na franquia o uso do Whatsaap e Messenger, por exemplo e o uso de aplicativos audiovisuais, como Youtube, Netflix, Spotify são os que consomem mais dados, ou seja, se estes são os que você mais utiliza certamente precisará de um pacote maior.

  • O pacote de dados contratado nos últimos 3 meses foi suficiente?
  • Está disposto a pagar mais para ter mais dados?

Você sabia que é possível, de acordo com a sua necessidade, simular a franquia através do simulador de consumo de internet móvel?

Se quiser saber mais sobre isso os consultores da Techno Corp podem te ajudar.

VERIFIQUE OS PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS DO PÓS E DO PRÉ-PAGO

Para muitos esta é uma grande dúvida: o que é melhor? Um plano pré-pago ou pós-pago?

Seguem as considerações para te ajudar a pensar na melhor opção:

Pontos positivos do pós-pago

  • Serviço contínuo, de acordo com o pacote contratado;
  • Plano ajustado conforme a sua necessidade;
  • Vantagens como: ligações ilimitadas, isenções e descontos em aparelhos.

Pontos negativos do pós-pago

  • Após contratado existe um período de fidelização;  
  • Se não pagar em dia ficará sem os serviços;
  • Pagará sempre o mesmo valor, mesmo que não use.

Pontos positivos do pré-pago

  • Não tem o compromisso com valor mensal.
  • Melhor gestão de uso e gastos;
  • Você pode inserir créditos quando necessário.

Pontos negativos do pré-pago

  • Pode ficar sem créditos quando mais precisa usar;
  • O valor dos serviços costuma ser mais alto.
  • Pode precisar fazer muitas recargas e tornar os valores gastos muito altos.

Ainda está com dúvidas?

Vou te ajudar a analisar.

Para aqueles que fazem uso de internet diariamente e precisam assegurar o serviço de chamadas o melhor é o plano pós-pago.

O pré-pago é mais indicado para quem não precisa utilizar com tanta frequência as ligações e os dados.

E tem os chamados plano de controle, uma opção de pós-pago com a franquia menor, sem grandes vantagens, mas que permite ter um controle no fim do mês sem grandes surpresas na hora de pagar.

ANALISE SEU PADRÃO DE CONSUMO EM LIGAÇÕES

É fundamental analisar a necessidade de chamadas telefônicas. Isso pode fazer muita diferença.

As duas melhores formas de analisar suas ligações é separando: ligações para a mesma operadora e ligações interestaduais e internacionais.

Veja:

LIGAÇÕES PARA A MESMA OPERADORA

Uma das principais estratégias usadas pelas operadoras oferecer ligações ilimitadas para dentro da mesma operadora, além de minutos gratuitos para outras operadoras. Por isso, é preciso investigar e estar atento, qual oferece as melhores condições.

Muitas vezes, devido a portabilidade, nem sempre é possível ter acesso a que companhia pertence o número com o qual precisa falar, porém, ter esse acesso é fundamental para evitar custos desnecessários.

Procure registrar no contato a operadora para quando for utilizar poder usufruir dessas vantagens quando for para a mesma operadora e evitar ou procurar outra forma de contato quando não for a mesma operadora.

CHAMADAS DE LONGA DISTÂNCIA

Após a análise das chamadas e a verificação da necessidade de ligar para outros estados e também outros países é importante procurar por operadoras que ofereçam vantagens em ligações interurbanas e internacionais.

Nesta perspectiva, a busca pelo preço no minuto será a mais indicada.

CONSIDERE AS PROPOSTAS DE PLANOS FAMILIARES E EMPRESARIAIS

Existem algumas vantagens em contratar planos familiares ou empresariais, é importante considerar e ficar atento em dois aspectos que farão toda a diferença na hora de negociar com a operadora:

  • Número de dependentes / colaboradores.
  • A necessidade individual dos membros participantes do plano, ou seja, os serviços que cada um utiliza.

Dentre as opções de pacotes familiares e empresariais, existe a opção de compartilhamento de internet e minutos entre os membros usuários.

Neste caso independentemente de quem usa mais internet ou faz mais ligações, o consumo é dividido de acordo com o pacote contratado no todo, sem acréscimo de franquia adicional.

Esta pode ser uma excelente opção.

 

ANALISE O CUSTO X BENEFÍCIO

Cuidado!

É preciso ficar atento, as ligações ilimitadas e aquelas vantagens contidas nos planos com valor agregado podem ser embutidas nos outros serviços, então é preciso analisar tudo para ver se realmente vale a pena.

Caso opte por um preço baixo, precisa ficar claro que escolheu esta opção na tentativa de economizar e não poderá criar grandes expectativas com os serviços.

Não avalie o preço, mas o custo benefício, porque muitas vezes o barato pode sair caro e você precisa estar certo de que não vai se arrepender e de que o que está contratando e pagando atende realmente a sua necessidade.

VERIFIQUE A COBERTURA E QUALIDADE DO SINAL

É importante avaliar esses fatores que diferem muito conforme a operadora, que é a qualidade do sinal e a cobertura oferecida nas diferentes regiões.

A consulta pode ser feita no site de cada operadora e garante qual é o serviço disponível pela rede na sua localidade.

Outra forma que pode contribuir para a verificação, são ferramentas on-line disponíveis gratuitamente que medem e comparam o desempenho das operadoras, é só baixar os aplicativos e algumas medem até mesmo pelas próprias plataformas.

AVALIE AS OPERADORAS

E para complementar, uma pesquisa sobre as operadoras é um passo importante.

– Saber como cada operadora se posiciona com seus clientes não só na hora da venda, mas na entrega do produto e serviço e principalmente durante a vigência dos contratos.

– Conhecer a opinião de pessoas próximas, consultar sites como o Reclame Aqui

– Consultar a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que analisa não apenas a ligação em si, mas outros indicadores importantes

Essa atenção vai ajudar você a tomar a melhor decisão na hora de escolher o melhor plano de celular.

Agora você já sabe tudo o que precisa para analisar e escolher o melhor plano de celular. Se quiser podemos te apresentar os nossos.

Vamos seguir com conteúdo aqui no blog, levando todas as informações possíveis sobre tecnologias para você para sua empresa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir
Usamos cookies para aprimorar sua experiência em nossos sites e para fins de publicidade. Política de Privacidade