fbpx

Saiba como aproveitar as férias em casa com as tecnologias, é claro!

Neste artigo eu vou te falar sobre como você pode usar bem as tecnologias em seu favor nessas férias, inclusive com as crianças em casa.

E mesmo para você que é jovem ou professor, funcionário em escolas e vai ter esse período de merecido descanso.

Saber como usar bem as tecnologias e até quando não usar, vai fazer toda a diferença nesse mês de julho que está chegando aí.

Como curtir bem as férias em casa?

A maior parte das escolas ainda mantém o ensino remoto ou, no máximo, o ensino híbrido devido à pandemia da Covid-19.

As crianças estiveram com atividades durante o semestre todo, ainda que sejam on line. As tecnologias têm sido essenciais para manter o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, adolescentes e mesmo dos adultos nesse tempo de restrições às atividades presenciais.

Só que agora vem as férias e as atividades escolares serão paralisadas para um período de merecido descanso. E todos ficarão em casa, agora sem atividade nenhuma, alguns por 15, outros até 30 dias de férias.

E a grande questão é: Como aproveitar essas férias ainda nesse cenário de necessário isolamento e atividades sociais restritas?

Com as tecnologias, elas aí de novo. Só as tecnologias para nos ajudar nesse momento tão difícil que estamos vivendo.

E nossa criatividade também, é claro.

Não é que ter as crianças em casa e sem as atividades escolares seja um problema para todo mundo. Porque não é.

Cada família tem sua dinâmica e para muitos é até um enorme prazer poder brincar e estar mais junto dos pimpolhos.

Para outros é um problema, sim. Porque muitos pais não têm tempo disponível e precisa se virar e dar conta.

E para todos é um desafio ter como ocupar bem esse tempo com os baixinhos nas férias, com tanto tempo disponível para eles, não é verdade?

Em mais um ano atípico as férias de julho prometem ser desafiadoras, principalmente para quem tem crianças em casa.

Infelizmente ainda não podemos considerar que a vida voltou ao normal e sair por aí para parques, shoppings, passeios, viagens, etc, como as crianças e nós gostaríamos.

Então o jeito é usar os recursos disponíveis em casa da melhor forma possível para manter todo mundo feliz e ativo. E é nisso que as tecnologias hoje nos salvam.

Vamos ter que usar os recursos disponíveis, um bom acesso à internet e nossos eletrônicos de cotidiano (a tv, o tablet, o smartphone, computador e notebook) para não deixar o tédio tomar conta dessas férias.

O que fazer de bom nessas férias com as tecnologias?

Você já sabe que hoje, na internet, você dispõe de uma imensa quantidade de opções de conhecimento e entretenimento, como os jogos, as redes sociais, os aplicativos com inúmeras funcionalidades, etc.

Mas é claro que nessa imensidão, selecionar o conteúdo e o que você usa, é fundamental para que se faça um uso saudável das tecnologias.

Além das diversões em plataformas digitais para pintura, leitura, jogos e brincadeiras on line, uma sugestão que não pode faltar aqui são os cursos.

Uma excelente forma de aproveitar o tempo na internet.

Hoje você tem disponível cursos gratuitos e pagos, nos mais variados níveis, cargas horárias e áreas que você puder imaginar.

Essas férias atípicas podem ser uma boa hora para pensar naquele curso que você pensa em fazer faz tempo, mas nunca tem tempo.

No curso que gostaria que seu filho ou sua filha fizessem, mas fica puxado para eles durante o ano letivo com as rotinas escolares, agora pode ser interessante.

As férias é um bom momento.

Você pode aproveitar para realizar algo que já gostaria e ainda ajudar ocupar uma boa parte do tempo de férias de forma satisfatória.

Internet rápida para você aproveitar muito!

Conheça os planos Yes e garanta os melhores bônus de internet do mercado

Como usar a tecnologia e a internet nessas férias?

Hoje, nos buscadores como o Google, colocando os assuntos pelos quais você tem interesse, você vai encontrar rapidamente inúmeras opções de cursos e de conteúdos como games, filmes, culinária, tecnologias, artesanatos, artes, música, circo, etc.

Então é só escolher algo que venha de encontro aos seus interesses ou das crianças e aproveitar esse tempo livre das férias da melhor forma possível.

Cursos, como já mencionei, são excelentes formas de estimular o conhecimento e a criatividade, ocupando bem o tempo.

Só tenha cuidado com a escolha de cursos para as crianças, é muito importante escolher algo que esteja compatível com a idade e com o que elas possam ter uma dinâmica diferente do que já está rolando com as atividades escolares on line.

Ou então elas perderão a graça das férias. Tem que ser algo diferente.

É interessante buscar cursos que incentivem o exercício físico e as atividades práticas com experimentos, por exemplo, elas não gostam de nada monótono, não é verdade?

E claro, relacionar aquilo que você quer para ocupar o tempo das crianças, mas observando e considerando também os gostos delas, para que se sintam estimuladas e felizes em aproveitar as férias em casa da melhor forma. 

Veja mais:

Desconecte um pouco

Apesar das dicas acima darem uma boa luz sobre como manter as crianças fazendo um bom uso das tecnologias, não podemos esquecer da importância de desconectarmos um pouco também.

Hoje, tanto as crianças, como os jovens, adultos e até os idosos mais antenados vivem em uma hiperconexão. O tempo todo mexendo em celular, tablet, usando aplicativos, redes sociais e as ferramentas digitais de contato e informação instantânea e quase sempre aderindo aos diálogos superficiais das relações virtuais.

Já há inúmeros estudos de Psicologia Positiva mostrando que essa forma de viver tem aumentado a distância afetivo-emocional das pessoas, e isto não é nada bom para a saúde mental e emocional.

Portanto, apesar de não ser nada fácil nesse momento, com todo mundo mais preso e ocioso dentro de casa, além de usar bem a tecnologia, desconecte um pouco também. Isto é fundamental para manter uma boa saúde e até mesmo a qualidade no uso das tecnologias disponíveis,

Nem sempre existiu internet, smartphones, redes sociais, e as pessoas se divertiam e eram felizes também sem isto.

Procure relembrar ou pesquisar sobre brincadeiras, jogos e atividades fora do computador e dos eletrônicos para se desconectar um pouco e reduzir a carga de informações negativas e os níveis de estresse e ansiedade que são fatores que o mau uso das tecnologias geram.

Experimenta um jogo de dominó, damas, um xadrez, detetive, stop, apresente as brincadeiras da sua infância para as crianças, brinque no quintal com elas, cuide de plantas e animais, permitam-se ver a vida ali fora também, ok?

Nós da Yes queremos fazer parte disso, oferecendo a você nossos serviços em tecnologia, planos de dados e tudo o que você precisa para ter qualidade na sua conexão e na sua desconexão também.

Contate nossos consultores para saber sobre nossos planos e continue seguindo nosso blog para ter acesso a conteúdo que te ajudará a se relacionar sempre bem com as tecnologias.

E compartilhe para que mais pessoas possam se beneficiar dessas dicas.

Boas férias!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir
Usamos cookies para aprimorar sua experiência em nossos sites e para fins de publicidade. Política de Privacidade