fbpx

O dia do policial militar: uma data para homenagear os policiais

Os policiais militares são profissionais que se colocam a serviço da comunidade e arriscam suas próprias vidas todos os dias para cumprirem a missão de oferecer segurança e proteção à sociedade.

Você já deve estar familiarizado com a presença desses policiais no seu dia a dia, não é verdade?

Mas será que você sabe um pouco da história e reconhece a importância deles nas nossas vidas?

O principal papel desses homens e mulheres é fazer-se cumprir as leis, combater o crime e a preservação da ordem pública.

O dia 24 de junho é o dia do policial militar, uma data para celebrar a importância desses profissionais, que merecem todas as homenagens.

E a Yes quer, através desse post, levar um pouco de informação e sua homenagem a esses profissionais que tanto fazem por nós.

Conheça um pouco sobre a origem da Polícia Militar

Há muitos rumores por aí de que a Polícia Militar é herança do Regime Militar que foi instituído no Brasil entre 1964 e 1984, porém, a história real não é bem essa.

As polícias militares tiveram origem no Brasil no século XIX, quando da chegada de D. João VI com a família real, em 1808.

Para segurança, o Rei precisou formar um corpo militar equivalente à guarda Real de Polícia de Lisboa que ele matinha em Portugal.

Ele criou então o que chamou de Divisão Militar da Guarda Real de Polícia do Rio de Janeiro, a qual adotava o mesmo modelo praticado pela guarda real portuguesa. Usava-se, inclusive, os mesmos trajes, os mesmos tipos de armamentos e a mesma estrutura militarizada praticada em Lisboa.

Depois, com o aumento da população no decorrer do tempo, foi necessária a ampliação dos sistemas de segurança populacional no Brasil, criando-se assim os corpos policiais nas diversas províncias no Brasil, como Minas Gerais, Pará, Bahia, Pernambuco, etc.

Considerando a forma e estrutura de atuação desses corpos policiais, são os que mais se assemelham às Polícias Militares estaduais de hoje.

Já o termo Polícia Militar surgiria em 1946, e foi adotado e padronizado na Constituição do chamado Estado Novo.

A partir daí, praticamente todos os Estados brasileiros adotaram esse termo para dar nome às suas corporações policiais, menos o Rio Grande do Sul, lá até hoje utilizam o nome de Brigada Militar.

As pessoas associam muito a criação da Polícia com o Período Militar porque nessa época a polícia brasileira passou por muita transformação, foi reorganizada para atender uma demanda diferente de atuação de um Estado intervencionista.

Mas como pode ver, embora muitos ainda atribuam, até com certo preconceito, a criação da Polícia Militar nessa época de regime militar ela já existia. Foi apenas reorganizada naquele período, passando a ter uma única hierarquia sob intervenção militar.

Nesse período a PM era comandada por oficiais do Exército e a atuava como instrumento para combater os opositores do Regime Militar em todos os estados brasileiros.

Origem da ideia de homenagear os policiais

Até 2017 o dia do Policial Militar era celebrado no dia de Tiradentes, que é 21 de abril.

Isto porque Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, também prestou serviços à segurança pública da pátria.

Por isso essa data (21 de abril), quando Tiradentes proclamou a Inconfidência Mineira, foi instituída para prestar homenagem à figura heroica de Tiradentes e também se estendia aos policiais.

Trata-se de uma data comemorativa incontestável, que é, inclusive, feriado nacional. Tiradentes foi um herói nacional, um Patrono da Nação Brasileira e merece todas as homenagens.

Porém, esse dia é o dia da Inconfidência Mineira e o Dia de Tiradentes, era apenas usado para homenagens à Polícia, mas acabava não sendo um dia que se falasse dos policiais mesmo, até pela grandeza da história de Tiradentes.

Muita gente que não faz parte do núcleo policial, sequer sabia que se comemorava o dia do Policial junto com o dia de Tiradentes.

Um acontecimento que marcou a Polícia Militar

Foi um acontecimento em 1997, ocorrido no estado de Minas Gerais que traria sentido à luta por uma data exclusiva para o Dia do Policial Militar.

Nesse acontecimento, um valente cabo da Polícia Militar, chamado Valério dos Santos Oliveira, de apenas 36 anos de idade, pai de dois filhos ainda crianças (9 e 6 anos de idade), foi atingido por uma bala perdida e morto enquanto protestava por melhores condições de trabalho aos policiais.

O Cabo Valério representava a luta por melhores condições de trabalho, por mais dignidade aos policiais, por mais segurança aos familiares e por todos os direitos desses profissionais.

Ele foi enterrado com todas as honras militares, embora não tenha morrido durante operações em serviço, casos em que é de praxe as honrarias.

Por que dia 24 de junho é o Dia do Policial Militar?

A corporação, quando do falecimento do Cabo Valério, entendeu que ele estava a serviço da luta pelos direitos dos policiais.

No Brasil, infelizmente, esses homens e mulheres que se colocam todos os dias a serviço da nossa segurança, não tem o devido reconhecimento e enfrentam diversos problemas por isso.

A baixa remuneração, falta de benefícios, problemas com as altas demandas de trabalho e a própria segurança desses profissionais e da família são os principais desafios enfrentados por eles no país.

Assim o Cabo Valério se tornou um símbolo de luta e o dia 24 de junho ficou marcado para recordar a morte desse militar que lutava e reivindicava por melhores condições para si e para todos os colegas.

Um projeto de Lei foi levado ao Senado para que houvesse uma data exclusiva, em que esses profissionais fossem lembrados, homenageados e as pessoas mais conscientizadas da importância deles para a sociedade.

Esse projeto culminou na promulgação da Lei nº 13.449, em 16 de junho de 2017, que alterou a data comemorativa que até então era celebrada no dia 21 de abril, para o dia 24 de junho, o dia marcado pela luta e morte do Cabo Valério.

Por isso todo dia 24 de junho agora é hora de lembrar e homenagear o Policial Militar.

Gostou de saber mais sobre esses importantes profissionais?

Se você é, tem um amigo ou um parente que é policial militar, envie a ele ou ela este artigo.

A Yes quer, através desse post, render aos Policiais Militares todas as homenagens pela passagem do dia 24 de junho e tornar essa história e essa data mais conhecida por todos.

A Yes também tem planos corporativos e serviços de nuvem e dados que podem atender as necessidades das corporações.

Levamos acesso, armazenamento e segurança de dados e comunicação de excelência para os quartéis e delegacias.

Porque informação, comunicação e os serviços que nos dão segurança como a Polícia Militar, são essenciais para nós!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir
Usamos cookies para aprimorar sua experiência em nossos sites e para fins de publicidade. Política de Privacidade